Os trabalhos de artesãs, artistas ou designers procuram, hoje, modelos que resistam à expectativa de novidade imposta pelos mercados. Ao mesmo tempo, estão cientes da importância de continuar a criar propostas responsáveis, lúcidas e informadas que enriqueçam o quotidiano e nos protejam da alienação. Neste contexto, os produtos artesanais são mais que meros utensílios, pois acrescentam valor simbólico e emocional aos nossos gestos, enriquecendo-os com a sua qualidade ancestral. São resultado de uma abordagem consciente, que respeita o meio ambiente e promove o uso inteligente dos recursos naturais. Além disso, cada objecto transporta consigo o saber e o fazer de muitas culturas e de muitos lugares, o que lhe atribui o seu carácter intemporal.
A produção artesanal tradicional propõe uma relação equilibrada com a paisagem natural, sobretudo pelo uso consciente do conhecimento antigo e dos recursos existentes. Da escala humana de produção, às escolhas ecológicas e à economia circular, as actividades artesanais continuam a propôr uma tomada de consciência perante algumas das questões prementes do nosso tempo. Como é que estes valores podem ser úteis hoje?
Durante 11 dias Missão Empresarial Hands on Azores aproximou 5 empresas da indústria da moda a 4 Unidades Produtivas Artesanais. Neste painel refletimos e debatemos sobre os obstáculos e vantagens deste processo e onde nos pode levar esta relação comercial.
A produção artesanal tem inúmeros benefícios para o ambiente e para a economia, para a coesão social e para o envolvimento cultural. Artesãos, unidades produtivas e entidades recorrem a todos estes argumentos para promover produtos e serviços locais junto dos consumidores, nem sempre com sucesso.
Como se transforma essas mais-valias sociais, culturais e ecológicas em valor comercial?
Como garantir a continuidade das práticas artesanais locais através da partilha de conhecimento e trabalho em conjunto?
Os participantes serão organizados por grupos, segundo temas específicos como o valor comercial, o património cultural e a inovação social. Através de um jogo de perguntas e respostas (individuais e colectivas) serão geradas propostas concretas de preservação e promoção das artes locais.
“Designers do Brasil” é uma série documental que aborda as trajetórias de alguns dos principais nomes do design brasileiro, em distintas especialidades.
A série foi produzida pela Loma Filmes, com direção do DJ Dolores e os conteúdos têm curadoria de Adélia Borges.
Os episódios sobre Renato Imbroisi e Heloísa Crocco fazem um percurso pela carreira destes dois profissionais, incontornáveis na prática do design ligado à produção artesanal tradicional, com foco nas suas metodologias próprias no trabalho com a produção artesanal de diferentes comunidades.
Projecção de filmes de ambos os projectos sobre e com artesãos, comentados por Tiago Pereira, Álbio Nascimento e Kathi Stertzig.
Seguido de conversa com o público.